terça-feira, 29 de maio de 2012

Visitando Paulo Vanzolini

Recentemente descobri que o compositor e cientista Paulo Vanzolini é meu vizinho. Mora também lá na Aclimação. Hoje pela manhã fiz uma visita, para lhe entregar uma cópia em DVD do programa que fizemos com ele este ano na TV Brasil, e que você pode assisti aqui.

Os trabalhos de Vanzolini foram fundamentais para mudar a zoologia brasileira, baseada, até meados do século 20, na descrição pontual e isolada de animais. Preocupado em estudar os mecanismos de especiação, com a perspectiva evolutiva e articulando biologia e geografia, Vanzolini - que é formado em medicina - dedicou-se à biodiversidade de biomas, como a Mata Atlântica. Quando assumiu a direção do Museu de Zoologia, havia aproximadamente mil exemplares catalogados. Hoje são mais de 300 mil. Aos 14 anos, Vanzolini já era estagiário no Instituto Biológico de São Paulo e aos 23, formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (USP). No doutorado, concluído em 1951 na Universidade Harvard, Estados Unidos, decidiu enveredar pelo estudo de répteis e anfíbios.

Mas hoje, aos 88 anos, estava em casa, repousando tranquilamente na sala de TV, com um cobertor nas pernas, assistindo à TV e sorrindo, esperando o almoço sair. Por isso, não pôde levantar e tirar uma foto comigo. Mas a cena fica na memória do blogueiro.

Abaixo, músicas de Paulo Vanzolini, gentilmente selecionadas pela Lourdes Nassif.


Nenhum comentário:

Postar um comentário