quinta-feira, 28 de junho de 2012

Elaboração de programa de alfabetização nacional está quase concluída

Em março, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que lançará, ainda este ano, um grande programa de alfabetização nacional, para melhorar os índices do Brasil em avaliações internacionais de alunos. O objetivo será o de alfabetizar crianças na idade certa, ou seja, que todas estejam alfabetizadas até o terceiro ano do Ensino Fundamental (aos 8 anos de idade).

Em conversa por telefone com o blogueiro, o secretário Nacional de Educação Básica, Cesar Callegari, disse que, até o final de julho, o processo de elaboração do programa será concluído. No momento, o MEC ainda está articulando o programa com Estados, municípios e Universidades públicas. Todos os Estados e todos os municípios do país farão parte do programa.

A idéia é que seja um grande programa nacional, de Estado e não de governo, capaz de consolidar um grande pacto nacional de alfabetização. Será um conjunto de ações, que ainda não podem ser divulgadas, que envolvem objetivos específicos em sala de aula, com atividades práticas para cada aluno.

Com base em uma avaliação com crianças de sete e oito anos, identificando o nível de aprendizagem, serão elaborados mecanismos para capacitação de professores.

Callegari disse ainda que as boas experiências que já dão certo no país servirão de modelo nacional.

A previsão é que o programa seja lançado próximo de setembro, mas certamente no segundo semestre.

Vamos aguardar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário