quarta-feira, 6 de junho de 2012

O exemplo de Pepe Mujica

O simpático senhor que dirige o fusquinha azul da foto ao lado é José Pepe Mujica, atual presidente do Uruguai. É com o fusca que ele vai e volta do gabinete de onde despacha até sua casa, numa pequena fazenda em Rincon del Cerro, próximo a Montevidéu. E não se trata da casa oficial, não. A fazenda de Mujica é a mesma de anos, localizada numa área de classe média, e onde mora com a esposa, a senadora Lúcia Topolansky.

E para quem pensa que isso é "populismo" ou qualquer jogada de marketing político se engana. Não é difícil ver o fusquinha azul rodando a cidade, tendo ao volante o presidente da República, sem seguranças ou batedores. Isso pode ser conferido no vídeo abaixo, no qual um repórter da TV uruguaia entrevista Mujica de dentro do carro e ainda o mostra indo até o posto de gasolina abastecer. Incrível a simplicidade.



Outro fato é que Mujica doa 90% do seu salário para ONGS ligadas à habitação popular. O salário é de 12.500 dólares, mas Mujica fica apenas com 1.250 dólares. Segundo ele, esta quantia é o suficiente, afinal "há uruguaios que vivem com menos".

No outro vídeo abaixo, Mijica percorre as ruas entregando folhetos contra a violência doméstica. Recenemtente, Mujica foi considerado o presidente mais pobre do mundo. Mas pobre de espírito democrático certemente não!



Nenhum comentário:

Postar um comentário